AgroEconomia

Cargill lucra R$ 680 milhões em 2018 e reforça seu compromisso com o Brasil

Companhia fecha ano com R$ 47 bilhões de receita e anuncia R$ 500 milhões de investimentos

A Cargill, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, divulga o balanço das atividades no Brasil em 2018. Com receita operacional líquida de R$ 47 bilhões, o que representa um crescimento de 33% em relação ao ano anterior, a Companhia obteve lucro líquido de mais de meio bilhão de reais. Para 2019, a Cargill estima investir R$ 500 milhões no país.

“Em 2018, investimos aproximadamente R$ 520 milhões na consolidação de aquisições, projetos e melhorias das fábricas. Com isso, foram gerados mais de 100 novos postos de trabalho. Nos últimos oito anos, nossos aportes somam R$ 5,2 bilhões em busca de eficiência nas operações. Estamos sempre olhando as oportunidades estratégicas em nosso mercado”, destaca Luiz Pretti, presidente da Cargill.

Segundo ele, com o aumento da receita em comparação ao ano de 2017, o lucro líquido aumentou R$ 87 milhões. “Isso porque tivemos melhores margens devido ao aumento da taxa de câmbio. Apesar do cenário político e econômico apresentado em 2018, obtivemos um bom resultado, já que estávamos bem posicionados no mercado”. O volume total originado, processado e comercializado ultrapassou 37 milhões de toneladas no ano de 2018 – 18% acima do total no ano anterior.

Números da empresa nos últimos anos reafirmam crescimento sustentável

Seguindo essa rota de expansão, a Cargill inaugurou no dia 25 de abril de 2019, em Uberlândia (MG), três projetos inovadores para nutrição de bovinos, amidos e sustentabilidade. A Companhia abriu as portas de uma nova fábrica de dieta úmida, outra para produção de amidos modificados e uma terceira iniciativa, que permite, à toda unidade de Uberlândia, reduzir aproximadamente 30% de consumo de água potável. Os três projetos juntos receberam aporte de R$ 150 milhões, já abriram 20 novas vagas e geraram aproximadamente 80 empregos indiretos, relacionados à manutenção e logística – recebimento de materiais, armazenamento, transportes.

Em 2018, a Companhia também anunciou uma parceria estratégica com a Agriness, líder em tecnologia na produção de suínos na América Latina, para promover a transformação em todo o setor e levar tecnologias digitais emergentes a clientes em todo o mundo, a fim de melhorar a produção animal e a rentabilidade da propriedade.

Além disso, a Cargill inaugurou uma nova linha de suplementos minerais da marca Nutron. Com investimento de R$ 25 milhões, a capacidade de produção da Probeef foi ampliada para 60 mil toneladas por ano, com um portfólio de produtos que melhora os resultados do gado no pasto. A expansão da fábrica contou com a ampliação do armazém de matéria-prima em 3.600 m², silos de armazenagem com capacidade de 700 m³, moinho, silos de dosagem, misturador, silos de produto acabado, sistema de ensaque e paletização automatizado, bem como estrutura de porta pallets para armazenagem de matérias-primas. Ainda pela marca Nutron, com o objetivo de redefinir a nutrição na transição da dieta liquida para a ração dos leitões recém-desmamados, a Cargill Nutrição Animal lançou a Rapid Neopigg, solução customizada, que leva em consideração os desafios e dificuldades da adaptação dos leitões e os objetivos finais da produção.

Na área de consumo, a Cargill mudou o posicionamento e os signos visuais e verbais da marca Elefante, após 75 anos de tradição e relacionamento com os consumidores. O produto continua o mesmo: feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e com rendimento e consistência que diferenciam o produto. No entanto, a marca está mais moderna e com linguagem mais acessível e próxima ao consumidor.

A Companhia também apostou em lançamentos que atendam a busca por preços mais acessíveis, porções menores para evitar o desperdício e as necessidades de consumidores que procuram sofisticação e sustentabilidade: uma nova versão de embalagem de 190g para as marcas de molhos de tomate Pomarola e Tarantella; um novo molho de tomate da linha Pomarola Chef (Arrabiata), assinado pela vencedora da edição brasileira do maior reality show gastronômico da TV brasileira; Molhos para Salada nas novas versões LIZA Frutas Vermelhas e LIZA Oriental; e o LIZA Soja Origens, um óleo 100% vegetal, cinco vezes extra filtrado, feito a partir do grão da soja oriundo de propriedades certificadas pela Cargill no Programa 3S – Soluções para Suprimentos Sustentáveis. Este é o primeiro óleo de soja com o selo de certificação 3S, que permite rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, do campo à gôndola. No segmento de chocolate, Genuine apresentou novas embalagens para coberturas, agora disponíveis em 1kg nas versões ao leite, fracionada branca e fracionada meio amargo.

Investimentos em novos negócios

Neste ano, a Cargill investirá em uma nova fábrica de pectina HM. O projeto, que receberá aproximadamente R$ 550 milhões, faz parte de um plano da Companhia para fortalecer e diversificar seu portfólio, o que inclui também melhorias em suas três fábricas baseadas na Europa (Alemanha, França e Itália). A pectina HM é um agente texturizante versátil, à base de frutas cítricas, usado na produção de compotas, sucos e bebidas lácteas. A nova fábrica contribuirá para que a Cargill amplie sua produção, aumentando a oferta de pectina premium para clientes de todo o mundo.

A Companhia também aposta no negócio de Retail. Segundo Pretti, em 2019 a Cargill vai liderar uma grande transformação do seu portfólio B2C, contemporizando suas marcas e apresentando inovações nesse mercado.

Além disso, a área de grãos segue investindo e trabalhando na melhoria de suas fábricas e em seis terminais portuários no país. “O Arco Norte continua sendo extremamente estratégico para o crescimento e o desenvolvimento do Agronegócio no Brasil e o tema infraestrutura e logística ainda é um desafio. Seguimos trabalhando de forma assertiva com grupos multisetoriais para avançarmos nestes setores”, conclui Pretti.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com www.cargill.come a central de notícias.

 

FONTE: INFOREX

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar
Fechar