AgroGeral

Batata: Produção de batata pré-frita no Cerrado Mineiro

A pesquisa concentrou-se na região do Cerrado Mineiro, onde se encontra quase toda a produção dessa indústria

Pelo segundo ano, membros da equipe Hortifruti Brasil reuniram-se com fornecedores, indústria e técnicos envolvidos na produção de batata destinada à indústria de pré-frita congelada (palito). A pesquisa concentrou-se na região do Cerrado Mineiro, onde se encontra quase toda a produção dessa indústria.

Em termos de representatividade, não poderia haver um estudo melhor que esse, já que todos os fornecedores da indústria em questão participaram da dinâmica do Painel, que foi realizado em 13 de dezembro de 2018, na principal indústria do segmento de pré-fritas do País, a Bem Brasil, em Perdizes (MG). A apuração dos custos foi realizada para a safra 2018, já com os dados consolidados, comparando com 2016, última data do levantamento.

Embora o portfólio das cultivares utilizadas pela processadora venha aumentando, a principal variedade ainda é a asterix, por conta do maior conhecimento e domínio do manejo por parte de produtores. A safra considerada continua sendo a de inverno, visto que a maior parte da produção para a indústria se concentra nesse período, que é quando se consegue obter as melhores produtividades e qualidade do tubérculo.

Grande parte dos participantes, inclusive, atende a indústria somente nessa época. A escala da fazenda típica estudada aumentou frente ao Painel anterior, representada por 300 hectares – em 2016, eram 200. No geral, o fornecedor de batata para indústria tem grande escala de produção e continua com um portfólio diversificado de atividades agropecuárias – em alguns casos, há produção de batata para a mesa.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar