AgroGeralAgroTecnologia

Como produzir uma Vaca de 4 Eventos

Conheça a vaca 5677

Ela vive em um rebanho leiteiro parceiro da Alta com 1.500 vacas em produção. Na propriedade, ela é ordenhada três vezes ao dia em sala de ordenha, paralela duplo 20.
Ela é alimentada com uma ração bem balanceada e, quando ela não está comendo, passa seu tempo descansando confortavelmente em freestalls com camas de areia. A 5677 está atualmente em sua segunda lactação. Na Alta, ela é o que chamamos de Vaca de 4 Eventos da Alta.

O que é uma Vaca de 4 Eventos? 

Se você olhar as informações de uma vaca em qualquer banco de dados de seu programa de manejo de rebanho, uma Vaca de 4 Eventos tem unicamente 4 principais ocorrências listadas ao longo de sua lactação:

1. PARTO
2. INSEMINAÇÂO
3. PRENHEZ
4. SECA

No caso da 5677, isso significa que ela pariu uma bezerra viva sem problemas. Ela não teve febre do leite (hipocalcemia), cetose ou retenção de placenta. Nenhum outro problema metabólico a atrasou após o parto e, ao evitar esses problemas, ela não fica sujeita a custos de tratamento.

Após o período de espera voluntária de 60 dias da propriedade, a 5677 foi inseminada. Como o evento INSEMINAÇÃOfoi listado apenas uma vez no banco de dados, sabemos que usaram apenas uma dose de sêmen – o que significa apenas uma inseminação para ela emprenhar.

Mais tarde, a prenhez dela foi confirmada, anotada como PRENHEZ na sua ficha individual. Isso só foi possível porque ela não teve perda de prenhez, morte embrionária, aborto ou nenhum outro problema reprodutivo.

O quarto e último evento da lactação da 5677 mostra ela como SECA. Isso significa que não houve nenhum outro problema durante a lactação. Ela continuou sua função como sempre, até a hora da secagem e então se preparar para a próxima lactação.

O que está faltando?

Você pode se perguntar o que estaria faltando na ficha individual da 5677. Claro que eventos básicos, como mudança de lotes, casqueamentos, vacinações e rechecagens da prenhez também ocorrem durante a lactação de uma vaca.

Mas o que realmente falta na lactação de uma Vaca de 4 Eventos são os contratempos – os problemas de alto custo e demorados que impedem a lucratividade geral do rebanho. Uma Vaca de 4 Eventos como a 5677 não desenvolve mastite. Ela não tem claudicações e não aborta seu bezerro durante a prenhez. Ela não contrai doenças, infecções e problemas que podem causar grandes dores de cabeça, mesmo para os melhores produtores de leite.

Faça mais vacas como a 5677

A vaca 5677 não é apenas uma Vaca de 4 Eventos. Ela é uma vaca lucrativa! Considere o tempo e o dinheiro que você economiza e a tranquilidade que você ganha com vacas de 4 eventos. Um rebanho cheio de vacas como a 5677, que não exigem tratamentos caros e não diminuem  a produção de leite devido a problemas de saúde.

Fonte: Alta Genetics –  Brasil

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar