AgroGeral

Novo herbicida controla azevém na dessecação pré plantio da lavoura de trigo

A Rotam do Brasil, multinacional com sede em Hong Kong e polo de fabricação na China, acaba de lançar um novo herbicida para gramíneas anuais e perenes, em especial o Azevém (Lolium multiflorum) na lavoura de trigo. A novidade é o Freno 240 EC, princípio ativo Cletodim. O responsável pela estação de pesquisa da empresa, Carlos Guarnieri, explica que esta erva daninha é uma planta anual ou bianual que se reproduz por sementes. “É muito utilizada como planta forrageira, mas também é caracterizada com uma planta daninha em lavouras anuais e pomares”, destaca.

Esta é uma espécie muito vigorosa e competitiva, causando reduções de produção. Segundo pesquisas, para populações de Azevém de 100 plantas por metro quadrado, a redução da produtividade de grãos é de 20 a 30%.

Em experimento na estação experimental da empresa em Artur Nogueira, o produto foi efetivo no controle de Azevém tanto isolado, chegando a mais de 85% de controle, quanto em mistura com o Glifosato chegando a 95%.

Para manejo desta planta daninha Freno 240 EC deve ser aplicado 7 dias antes do plantio do trigo visando a dessecação do Azevém presente na área.

Fonte: Notícias Agrícolas 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar
Fechar