AgroGeral

Porto de Santos registra novos recordes em fevereiro

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou novos recordes em fevereiro

Pela primeira vez, esse mês ultrapassa a marca de 10 milhões de toneladas, alcançando o total de 10,03 milhões de toneladas, superando em 0,6% o maior movimento até então, verificado em fevereiro de 2017 (9,98 milhões de toneladas), e em 3,7% o total de fevereiro do ano passado. Também no acumulado, a marca foi recorde, com o primeiro bimestre atingindo 19,08 milhões de toneladas, incremento de 2,2% sobre igual período do ano anterior.

No total acumulado, os embarques responderam por quase 70 % da movimentação (13,23 milhões de toneladas), registrando crescimento de 2,5%, enquanto as descargas apontaram aumento de 1,6% (5,85 milhões de toneladas).

O crescimento no bimestre teve forte impulso com o aumento de 31,1% do chamado complexo soja, formado pela carga em grão e em farelo, item de maior tonelagem na movimentação geral do Porto de Santos, com uma participação de 34,6% nos embarques e de 24,0% no total geral.

De acordo com o setor de estatística da Autoridade Portuária, a movimentação seria ainda mais expressiva se a operação com açúcar a granel não apresentasse recuo. Por outro lado, exerceu grande influência no resultado positivo o crescimento de 23,6% nos embarques de soja a granel no mês.

Quanto às importações, o adubo, produto de maior participação nesse fluxo, com 717,09 milhões de toneladas, registrou 34,6% de aumento no total acumulado e de 45,3% no mensal.

As operações com contêineres apresentaram redução nos totais mensal e acumulado, tanto na tonelagem como em TEU. O bimestre registrou movimento de 570,23 mil TEU (-12,3%) e de 6,37 milhões de toneladas (-8,6%). Na comparação do mês, foram 278,93 mil TEU (-10,5%).

As atracações de navios (777 embarcações) registraram queda de 1,0% em fevereiro, representando aumento da produtividade média, que chegou a 27,94 mil toneladas por navio, incremento de quase 6% da produtividade sobre igual período de 2018.

 

FONTE: ASCOM CODESP

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your blog?
    My blog site is in the exact same area of interest as yours and my users
    would truly benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this alright with you. Thank you!

  2. I do believe all the ideas you have introduced to your post.
    They’re very convincing and can definitely work.
    Nonetheless, the posts are very quick for beginners. May you please prolong them a little from next time?
    Thanks for the post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar
Fechar