AgroEconomiaAgroNegócio

CEPEA|CUSTOS: Estão disponíveis os relatórios de Custos de Produção

Estão disponíveisos relatórios de Custos de Produção do Cepea

Cereais, fibras e oleaginosas: Preço de fertilizante cai pela 1ª vez neste ano, mas patamar segue elevado

A forte desvalorização de 8,3% do dólar frente ao Real em outubro pressionou os valores dos fertilizantes negociados nas principais regiões produtoras de grãos do Cerrado e do Sul do Brasil, que são acompanhadas pelo Projeto Campo Futuro, parceria entre o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Pecuária de corte: Chegada das chuvas favorece pastagem, mas exige controle de plantas invasoras

Com a chegada do período das chuvas na maior parte do Brasil, as pastagens são favorecidas, elevando a capacidade de suporte de animais. Por outro lado, as precipitações também beneficiam um maior desenvolvimento de plantas invasoras, que competem com as forrageiras por luz e nutrientes, reduzindo a produtividade dos sistemas pecuários de produção a pasto.

Pecuária de leite: Gestão eficiente da alimentação animal pode diminuir custo e elevar receita

A saúde financeira das propriedades leiteiras está intrinsecamente ligada ao binômio custo-receita. O principal componente da receita é o valor do litro de leite, que é definido pelo mercado. Assim, cabe ao produtor conhecer e gerenciar o custo de produção para garantir a viabilidade da atividade. A alimentação do rebanho, por sua vez, é um ponto crítico para essa questão, na medida em que influencia tanto o custo – nas propriedades com indicadores equilibrados, esse é o item de maior participação nos desembolsos – quanto a receita, tendo em vista que a produção de leite é diretamente influenciada pela nutrição animal.

 

FONTE: CEPEA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo