AgroNegócioAgroTecnologia

CNA debate tecnologia na avicultura

O Comitê Técnico formado pela CNA, ABPA e Mapa se reuniu nesta semana para debater a possibilidade do uso do método de aspersão na recuperação de carcaça de aves

O Comitê Técnico formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Ministério da Agricultura (Mapa) se reuniu nesta semana para debater a possibilidade do uso do método de aspersão na recuperação de carcaça de aves.

De acordo com a assessora da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, a técnica já é amplamente utilizada nos abatedouros dos Estados Unidos e da União Europeia.

“Por se tratar de uma tecnologia que diminui as perdas de carne no abatedouro, a indústria brasileira avaliou a possibilidade de ser utilizada”.

Lenat explicou que após entender o procedimento, o Ministério deu um prazo às indústrias para que façam um estudo e comprovem que a aspersão é benéfica, gera eficiência para a segurança alimentar e diminui a contaminação da carcaça.

O Comitê foi criado no ano passado para debater questões relacionadas à rastreabilidade de salmonela nas carcaças de aves para exportação de carne de frango.

Segundo a representante da CNA, o setor vai continuar o debate de outros temas que geram impacto na cadeia produtiva.

“Assuntos como a fiscalização dos abatedouros, a padronização dos certificados de exportação e a realização de um workshop de sanidade serão debatidos nos próximos encontros”, concluiu Ana Lígia.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CNA/SENAR

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo