AgroEconomiaAgroNegócio

Como as empresas estão ajudando no desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil

A agricultura familiar tem se tornado cada vez mais importante para a economia e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor no Brasil

Com um faturamento anual de US$ 55,2 bilhões, caso o Brasil tivesse só a produção familiar, ainda assim estaríamos entre os maiores produtores de alimentos do mundo. Ainda segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a agricultura familiar responde por mais de 50% dos alimentos que abastecem os lares brasileiros.

Diante desse cenário promissor, diversas startups estão firmando parceria com os pequenos produtores com o objetivo de aumentar as suas vendas, dar mais segurança para esses profissionais e aumentar a produtividade do campo, estabelecendo uma relação de longo prazo vantajosa para ambas as partes.

Um exemplo disso é a Liv Up, startup de alimentação saudável, que tem uma parceria com pequenos produtores, possibilitando que os clientes saibam a origem da matéria prima dos produtos utilizados. Com isso, a empresa também consegue preços mais competitivos uma vez que eles acordam um preço médio, que é inferior aos valores que os distribuidores cobram e ao mesmo tempo é superior aos que os produtores costumam receber deles.

Já o agricultor consegue ter a garantia que os seus produtos serão vendidos por um preço justo, tendo mais precisão a sua renda. Além disso, a Liv Up oferece um acompanhamento técnico desde o plantio até a colheita, e ainda auxilia financeiramente para a compra de sementes e insumos, dando a opção de pagar antecipadamente por parte dos insumos, descontando o valor em produtos após a colheita.

Outra startup que ajuda os pequenos produtores é a Agrosmart, plataforma de agricultura digital líder na América Latina. A empresa desenvolveu um sistema de monitoramento automático da lavoura e irrigação, que traduz a necessidade hídrica exata da planta em tempo real, aumentando a rastreabilidade, sustentabilidade e resiliência climática.

A solução da empresa é acessível a todos os produtores rurais brasileiros e a agricultura familiar. Elas foram desenvolvidas especialmente para a realidade do campo, que enfrenta problemas com conectividade, gestão de custos, pragas e doenças. A ferramenta oferece ainda uma atuação mais sustentável que influencia diretamente na qualidade dos produtos produzidos nas fazendas.

A tecnologia da Agrosmart já é utilizada por produtores localizados em mais de 10 estados brasileiros. Por meio do sistema de monitoramento de irrigação que é feito por uma plataforma online, os produtores conseguem ter informações muito mais rápidas e precisas sobre as mudanças climáticas globais, e isso permite que eles tenham mais assertividade nas tomadas de decisões no processo de irrigação e ao longo da safra. Com todas essas informações na palma da mão, esses agricultores reduzem os custos e aumentam a qualidade e eficiência nas lavouras.

 

FONTE: PIAR COMUNICAÇÃO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo