AgroGeralAgroNegócio

Embrapa abre processo de seleção para aquisição de sementes do porta-enxerto BRS Acará

Oportunidade para produtores de sementes de pimentão com inscrição no Registro Nacional de Semente se Mudas (Renasem)

Oportunidade para produtores de sementes de pimentão com inscrição no Registro Nacional de Semente se Mudas (Renasem): a Embrapa abriu processo seletivo para interessados em produzir e comercializar sementes da cultivar híbrida de porta-enxerto de pimentão BRS Acará.

Para participar da seleção, os produtores devem enviar e-mail com o assunto “Comunicado de Oferta nº 02/2019” para o endereço sin.eca@embrapa.br até dia 28 de janeiro para concorrer aos lotes de sementes genéticas das linhagens parentais do BRS Acará. As informações sobre o processo poderão ser acessadas aqui e também pelo telefone (61) 3448-1971.

Características

Até chegar ao estágio de oferta das suas sementes, o porta-enxerto BRS Acará desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) passou por vários testes de validação de suas características, a principal delas sua resistência múltipla aos principais patógenos de solo. Mas o que chamou a atenção de pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento da tecnologia foi a sua compatibilidade com os materiais que vêm sendo comercializados no mercado – testes realizados no Núcleo Rural de Pipiripau (DF) demonstraram sua adaptação aos híbridos de pimentão mais plantados na região.

Essa compatibilidade é apontada pela pesquisadora Cláudia Ribeiro, que coordena o programa de melhoramento genético de Capsicum (pimentas e pimentões), como fundamental para a obtenção de bons resultados com o uso do porta-enxerto. De acordo com a pesquisadora, a planta do híbrido enxertado deve produzir igual ou superior à planta do híbrido sem enxerto (chamado de pé franco) e, nessa questão, o BRS Acará não decepcionou.

“As plantas de híbridos comerciais de pimentão enxertadas com o BRS Acará chegaram a produzir 30% a mais de frutos em comparação com as plantas ‘pé franco” (sem enxerto)”, destaca Cláudia, para quem a redução no volume de agrotóxicos também deve ser evidenciada. “Mesmo em solos naturalmente infestados, a maior resistência do porta-enxerto BRS Acará tem possibilitado uma boa produção de pimentão”.

 

FONTE: EMBRAPA HORTALIÇAS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo