AgroEconomiaAgroNegócio

Ovo x Milho: poder de compra do Produtor de ovos piorou ainda mais em dezembro

Em dezembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) sofreu queda mensal de 3,4%. Em doze meses o índice de redução foi ainda maior, atingindo 16%

O Produtor de milho, por sua vez, obteve valorização mensal e anual na comercialização do seu produto: de quase 4% no mês e próximo de 20% em doze meses.

Assim, com a forte valorização na cotação do milho e a desvalorização nos negócios realizados com ovos, houve nova piora no poder de compra do produtor de ovos: de novembro para dezembro a piora foi de 7%. Já em doze meses o índice negativo chegou a quase 30%, pois enquanto em dezembro de 2017 foram necessários 9,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, em dezembro último a quantidade atingiu 13,6 caixas.

Em relação à média histórica de dezembro dos últimos oito anos, a perda do produtor de ovos voltou a aumentar, ficando em índice negativo na casa dos 16%.

Com o fechamento do ano, o produtor de ovos só conseguiu ter melhor poder de compra no primeiro bimestre. Isso, em relação à média histórica, porque na comparação com o ano anterior, a relação de troca foi altamente prejudicial o ano inteiro.

 

FONTE: AVISITE

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo