AgroNegócioAgroTecnologia

Poluentes ambientais são matérias-primas para a pesquisa

Identificação de novos poluentes ambientais é essencial para se remediar efeitos adversos ao ambiente

Poluentes ambientais consistem em qualquer produto químico sintético ou natural, além de microrganismos, que não sejam comumente monitorados ou regulados no meio ambiente, e apresentam efeitos adversos à saúde humana e ao ecossistema. A grande parcela destes poluentes advém da atividade agropecuária, e de produtos que fazem uso de biomassa como sua base. De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Silvio Vaz Junior, estão incluídos nesta categoria de poluentes também produtos farmacêuticos e para cuidados pessoais, pesticidas, produtos industriais e domésticos, metais, surfactantes, aditivos industriais e solventes e os microplásticos.

Como muitos deles são usados e liberados continuamente no meio ambiente, em concentrações muito baixas, podendo causar toxicidade crônica, desregulação endócrina em seres humanos e animais, além do desenvolvimento de resistência a patógenos bacterianos, a pesquisa busca forma de se conhecer os poluentes emergentes. Uma vez identificado o principio ativo dos produtos oriundos da atividade agrícola pode-se buscar métodos e tecnologias para remediar seu efeito no ambiente ou mesmo usá-lo de forma eficaz para produção diversos bioprodutos. Por isso mesmo, no futuro, em um movimento das Organizações das Nações Unidas (ONU), o principio ativo de todo o produto químico deverá ser registrado.

A Embrapa Agroenergia é um centro de pesquisa é dedicado a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras no contexto da bioeconomia. Dentro deste escopo a unidade vem atuando na identificação de compostos e bioativos de biomassas vegetais e estirpes microbianas. Inserido neste trabalho encontra-se a linha de identificação de poluentes emergentes. O objetivo é caracteriza-los de de modo que estes possam ser aplicados na para a produção de novos produtos que utilizem estes em sua composição, ou que os produtos agropecuários possam ser desenvolvidos de modo a serem menos poluentes.

A linha de pesquisa é conduzida por Vaz Jr.. Dada a relevância do tema, recentemente o pesquisador organizou uma publicação inteiramente dedicada ao tema. O livro “Analytical Chemistry Applied to Emerging Pollutants”, apresenta as fontes e destino dessa nova classe de poluentes, bem como as principais ferramentas de análise química para mitigar o efeito alarmante de sua ação na natureza, uma vez que a maioria das tecnologias de tratamento disponíveis não consegue degradá-los. A publicação, descreve as matrizes ambientais representativas (ar, solo e água) e métodos analíticos apropriados para cada uma delas, além de examinar aspectos de toxicologia, quimiometria, preparação de amostras e química analítica verde. “O livro preenche uma lacuna na literatura e é um recurso valioso para todos os profissionais preocupados com o controle de poluentes emergente em situações reais”, enfatiza Vaz.

 

FONTE: EMBRAPA AGROENERGIA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo