AgroGeralAgroNegócio

Propriedade de apenas 600 hectares engorda 8 mil cabeças de gado em MT

Fazenda também produz mais de 6 mil litros de leite diariamente com modelo intensivo de pecuária

A Fazenda Talismã, localizada no município de Rondonópolis, em Mato Grosso, possui uma área de apenas 600 hectares, mas consegue engordar cerca de 8 mil cabeças de gado e tirar 6 mil litros de leite diariamente. O segredo da alta produtividade está no modelo intensivo de produção adotado pelo líder da propriedade, o pecuarista Fábio Neves.

“Nós tínhamos o desafio de fazer uma propriedade pequena […] ser uma área produtiva. Então devagar nós fomos verticalizando, fomos aprendendo com a atividade e hoje acredito que pelo tamanho da área que nós temos, essa é uma das fazendas mais produtivas dentro do nosso estado”, avalia Fábio Neves em reportagem do programa Pasto Extraordinário, que vai ao ar pelo Canal do Criador.

Para conseguir produzir as 8 mil cabeças de gado de corte atuais, a fazenda trabalha com os sistemas de confinamento e semiconfinamento. Já a produção de leite é realizada tanto a pasto quanto no sistema intensivo e o desafio neste segmento é ainda maior devido às condições climáticas. “Esse é um desafio pra nossa região, que é uma região muito quente, de altitude muito baixa, e que os animais têm um desconforto térmico muito grande”, conta o pecuarista.

No entanto, para driblar as dificuldades, Neves investiu na infraestrutura da fazenda para proporcionar mais conforto às vacas leiteiras. “Hoje nós temos uma condição bem agradável para os animais, com sombra adequada, e a gente consegue ter uma produção média razoável”.

Além de conhecer o projeto de pecuária da Fazenda Talismã, a última edição do Pasto Extraordinário também conversou com o idealizador do projeto Carne na Mesa, que já distribuiu milhares de cestas de carne para famílias impactadas pela pandemia. Outra pauta do programa foi a importância das empresas distribuidoras e da assistência técnica especializada para disseminar informações e novas tecnologias para os produtores rurais.

Sobre o programa Pasto Extraordinário

Produzir com rentabilidade e também com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.

O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!

Fonte: Canal do Criador

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo