AgroTecnologia

Caminhões autônomos inovam no campo e aumentam a produtividade

Um modelo inédito de caminhão fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País.

Um modelo inédito de caminhão fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País. Este é o extrapesado Axor 3131, primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo.

De acordo com a Mercedes-Benz, a utilização deste caminhão, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo muito mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional. Além disso, a tecnologia da direção autônoma promove mais precisão ao processo de colheita e transbordo.

O novo Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.

Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.

“Essa operação inédita realizada com o Axor 3131 de direção autônoma vem ocorrendo durante 24 horas por dia na Agro Cana Caiana, na região de Lençóis Paulista”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A utilização de caminhão, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional”.

Aumento de Produtividade
De acordo com Mateus Belei, sócio-proprietário da Agro Cana Caiana e diretor comercial da Grunner Tec, aumentar a produtividade no campo é um grande desafio das empresas do setor.

“Depois de vários estudos, chegamos à conclusão de que o caminhão é a melhor solução para acompanhar a colhedora na colheita da cana. O veículo nos dá mais agilidade no transbordo do que um trator e exige menor custo operacional. Além disso, aplicamos no caminhão a tecnologia da direção autônoma, o que trouxe muito mais precisão ao processo de colheita e transbordo”, explica Mateus Belei. “Para fechar o pacote com chave de ouro, aplicamos a tecnologia no Axor 3131, contando com a parceria da Mercedes-Benz na criação do caminhão para essa aplicação. O resultado foi espetacular”.

A central de operações da Agro Cana Caiana cria, em seus computadores, as rotas de produção por meio de georreferenciamento, controlando a colhedora e o caminhão no campo via satélite. “Com alta precisão de centímetros, o caminhão só circula por onde o sistema indica, aumentando assim a produtividade da operação. Com uma bitola maior, até 3 metros, o caminhão opera sem passar por cima das áreas de plantio, preservando o solo e os brotos das futuras plantas”, completa Henrique Belei.

“Para se ter uma ideia, na safra 2017/2018, a produtividade média da Agro Cana Caiana saltou para 117 toneladas por hectare, frente a 69 toneladas por hectare das safras anteriores. Temos alcançado um aumento gradativo de produtividade desde 2011”, informa Henrique. “Ou seja, em apenas uma safra, a atual, nós conseguimos praticamente o resultado de duas quando consideramos a média de produtividade dos últimos anos”.

Inovação
O extrapesado Axor 3131 estará exposto no Seminário UDOP de Inovação, que acontecerá em Araçatuba nos dias 7 e 8 de novembro. “A Mercedes-Benz acredita que esta é uma excelente oportunidade de compartilhar nossas soluções com profissionais do segmento. O público do Seminário UDOP é totalmente interessado nas novidades e tecnologias deste setor e, por isso, é fundamental nossa presença”, destaca Erica Rodrigues, VCI de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Caminhões.

 

Fonte: Udop

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo