AgroTecnologia

Sesp reafirma parceria com a Aprosoja em projeto de monitoramento rural

Secretaria garantiu que próxima gestão dará continuidade ao termo de cooperação firmado em 2016

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) garantiu à diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) que o Projeto Monitor de Segurança terá continuidade no próximo ano, quando o novo governador eleito, Mauro Mendes, assumir a gestão do Estado.
A manutenção da parceria foi reafirmada em reunião nesta quinta-feira (25). Pela Aprosoja participaram o segundo vice-presidente Sul e coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Jorge Diego Giacomelli, o diretor executivo, Wellington Andrade, e o gerente da área, Daniel Pasculli. Da Sesp estiveram o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o secretário adjunto de Inteligência, Arnon Osny, e o delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Luiz Henrique Damasceno.
O Projeto Monitor de Segurança foi possível graças a um Termo de Cooperação firmado entre a pasta e Aprosoja, no fim de 2016, com foco em um monitoramento maior na área rural, uma vez que os roubos de defensivos agrícolas e gado estavam crescendo anualmente em Mato Grosso. Com isso, o objetivo da parceria foi unir forças para não apenas combater, mas também punir quem pratica roubos, furtos e receptação de produtos ilícitos na área rural, especialmente de defensivos agrícolas.
Além deste monitoramento, a Aprosoja criou um disque-denúncia, para que o produtor rural possa informar sobre roubos e/ou furtos em suas fazendas. “A Secretaria entende a necessidade de que o projeto permaneça e para nossos associados ele é fundamental. Outra demanda que fizemos nesta reunião é que o patrulhamento da Polícia Militar seja reforçado na zona rural, já que neste período há entrega de defensivos nas fazendas”, afirmou o coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Jorge Diego Giacomelli.
Placas – Outra ação que a Aprosoja tem realizado desde o início deste ano é a instalação de placas, na entrada das fazendas, informando que aquela propriedade é monitorada pela “Operação Combate ao Roubo”, que faz parte do termo de cooperação do Projeto Monitor de Segurança.
Na placa também é informado o número do disque-denúncia: (65) 99811-2033. É possível denunciar via WhatsApp e, tanto a Sesp como a Aprosoja, garantem o sigilo dos denunciantes. Até o fim deste ano serão mais de mil placas instaladas. A associação espera continuar com a instalação também nos próximos anos.
Fonte: Ascom Aprosoja
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo