Temporais e menos de 24h estão previstos no Brasil enquanto frente fria avança; confira a previsão

O plantio da soja no Brasil avança para a reta final, ainda com atraso em relação ao mesmo período da safra passada. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 94,1% da área prevista já foi semeada, percentual inferior aos 96,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Apesar disso, na comparação com a média dos últimos cinco anos, o ritmo do plantio segue adiantado em 3,5%, indicando um cenário ainda confortável do ponto de vista histórico.
O cenário climático recente foi positivo para o campo. As chuvas registradas na semana passada ajudaram a espalhar umidade por grande parte das áreas produtoras do país, favorecendo o avanço das operações agrícolas. Com isso, os estados que ainda precisam concluir os trabalhos de semeadura devem conseguir finalizar o plantio nos próximos dias.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, muitas regiões produtoras já encerraram completamente a semeadura da soja. As áreas que ainda concentram atraso estão principalmente no Matopiba, em Goiás, no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. A expectativa é de que, com a manutenção das condições favoráveis de umidade, o plantio seja concluído sem maiores dificuldades nessas localidades.
Atenção, sojicultor
No entanto, o produtor precisa ficar atento às mudanças no tempo. Uma frente fria avança pelo país e traz risco de temporais nas próximas 24 horas. Segundo o meteorologista, imagens de satélite indicam instabilidade sobre Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro, com possibilidade de chuvas intensas acompanhadas por rajadas de vento mais fortes. Não se descarta, inclusive, a ocorrência de transtornos na capital paulista e em áreas do Rio de Janeiro, devido à chuva volumosa concentrada em curto período.
No Sul do país, os efeitos do sistema já foram sentidos. Em Porto Alegre, rajadas de vento chegaram a 90 km/h, deixando cerca de 250 mil imóveis sem energia elétrica, conforme informações da Defesa Civil. Também há risco de ventos acima de 70 km/h no noroeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso.
Temperaturas elevadas
Enquanto isso, o sol aparece em parte do Rio Grande do Sul e também no interior da Bahia e no agreste nordestino, onde as temperaturas seguem elevadas, com máximas próximas de 35 °C. Em Vitória da Conquista, a semana será de tempo firme, com máximas em torno de 30 °C, mas a frente fria deve levar chuva ao estado a partir do fim de semana.
Próximos cinco dias
Nos próximos cinco dias, o destaque passa a ser a entrada de ar frio no Sul do Brasil. As temperaturas caem de forma já a partir de amanhã (16), com mínimas próximas de 10 °C em áreas de baixada, sem risco de geada ampla. O frio também avança sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde as mínimas podem ficar abaixo de 15 °C. Há previsão de geada na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, com temperaturas que podem ficar abaixo dos 5 °C.
O post Temporais e menos de 24h estão previstos no Brasil enquanto frente fria avança; confira a previsão apareceu primeiro em Canal Rural.



