EMPRESAS

A estratégia que levou o Grupo Rão a ser referência em delivery e faturar R$ 220 mi






Quando Guilherme Lemos entrou pela primeira vez na pequena cozinha onde o irmão Henrique começava um negócio de comida japonesa em 2013, sua reação foi uma só “Pensei que não tinha como aquilo dar certo. Era muito feio, muito improvisado em um espaço em Botafogo (RJ)”, lembra o hoje CEO do Grupo Rão.

Henrique, porém, enxergava o que ninguém mais via. “Meu irmão sempre foi mais empreendedor do que eu. Ele via algo onde eu só via problema.”

Sem capital, com apenas R$ 40 mil emprestados da sogra e “pagos em três meses”, Henrique criou, sem saber, um dos primeiros modelos brasileiros de operação focada exclusivamente em delivery, muito antes da popularização do termo “Dark Kitchen”.

“Na época nem existia iFood. A gente recebia pedido por Facebook e telefone. Aceitava cheque”, conta aos risos Guilherme.

O CEO participou do programa Do Zero ao Topo e contou um pouco da trajetória do Grupo Rão, que hoje, já conta com 20 marcas e mais de 200 unidades distribuídas em 10 estados e em Portugal.

Comida democrática

A sacada inicial foi reduzir custos para “democratizar” o consumo de comida japonesa. “O japonês era caro. Meu irmão decidiu que dava para comer sushi duas, três vezes por semana se cortasse todos os custos de sala, garçom, taxa de cartão”, conta Guilherme.

A fórmula funcionou e isso chamou atenção do CEO, que até então, ainda trabalhava em banco. Em menos de dois anos, o modelo se replicou. Guilherme abriu a segunda unidade; outros sócios abriram a terceira, quarta e quinta. Mas faltava estrutura.“A franqueadora não existia. Era tudo meio família-amigo. Precisávamos profissionalizar”, conta.

Foi quando surgiu a Sushi Rão Holding, dando início a um processo de formalização.
Hoje, o grupo opera com conselho, divisões claras e governança consolidada. Guilherme lidera o foodservice, enquanto o irmão toca o conselho e a expansão internacional.

Para saber mais detalhes da história da empresa e como eles pretendem chegar ao IPO mirando meio bilhão de reais por ano, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada semana, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.



Fonte Link

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo