Allianz Parque completa 11 anos. É o melhor modelo de negócios para estádios no país?
Allianz Parque completa 11 anos consolidado como o melhor modelo de novo estádio do país em custo benefício e retorno financeiro. Desde sua inauguração em 19 de novembro de 2014, o empreendimento se transformou na arena multiuso mais eficiente do Brasil, combinando alta capacidade de geração de receita, modelo de gestão sólido e ocupação contínua.
Com mais de 17 milhões de visitantes ao longo da década e uma operação que movimentou mais de R$ 240 milhões apenas em 2024, o estádio administrado pela WTorre se tornou referência absoluta no segmento.
Tudo isso sem que o Palmeiras tirasse um só real do seu bolso. Toda a construção foi bancada pela construtora, que ganhou o direito de explorar o local por 30 anos como contrapartida. Assim, não há riscos de dívidas gigantescas como acontece no Corinthians ou de planos que foram interrompidos por falta de viabilidade econômica como no caso do Flamengo.
A arena se notabilizou pela capacidade de integrar diferentes pilares de negócios. O conceito de Arena Viva mantém o espaço ativo todos os dias, com atividades que vão muito além do futebol.
Foram 254 grandes shows desde 2014, incluindo apresentações de Paul McCartney, Elton John, Coldplay, Taylor Swift e Metallica. O recorde de público ocorreu em novembro de 2023, com 49.596 espectadores no show de Taylor Swift.
No campo esportivo, o Palmeiras disputou 340 partidas no Allianz Parque, incluindo jogos decisivos emblemáticos dos títulos Brasileiros de 2016 e 2018 e das Copas Libertadores de 2020 e 2021.
O sucesso comercial da arena aparece em números e também em percepção de marca. “Se existe algo que ninguém discute sobre o estádio, é o sucesso da operação pelos seus naming rights. Quando um artista de renome mundial anuncia que vem ao Brasil, mesmo sem divulgar datas, todos perguntam se vai ser no Allianz”, afirma um dos executivos ligados ao projeto. Para Reginaldo Diniz, CEO da Agência End to End, o Allianz Parque se tornou exemplo incontestável de transformação e experiências marcantes ao completar 11 anos.
A solidez do modelo também está presente na ocupação de seus espaços corporativos. Os 160 camarotes têm taxa de utilização de 92 por cento, com valores que chegam a 1 milhão de reais por temporada nas áreas mais valorizadas. Além disso, a arena abriga três restaurantes, barbearia, estúdios de tatuagem, o Parque Mirante e áreas corporativas que comportam eventos para até duas mil pessoas. O Allianz Parque Tour, por sua vez, já levou mais de 500 mil visitantes aos bastidores do estádio.
O ambiente premium ganha força com espaços como o Fanzone, administrado pela Soccer Hospitality, que recebe 500 torcedores por jogo e se consolidou como referência em entretenimento. “A parceria com o Allianz Parque tem sido um sucesso, pois priorizamos serviços de excelência para o público. No Fanzone, oferecemos estúdios de tatuagem, shows ao vivo, open food e open bar para todos os fãs”, afirma Léo Rizzo, CEO da empresa.
Nem todos os aspectos do modelo são perfeitos. O calendário de shows obriga o Palmeiras a jogar fora de sua casa em algumas ocasiões, algo raro em arenas brasileiras de grande porte.
A implementação da grama artificial, alvo de críticas de atletas e torcedores, também é fruto da necessidade operacional de conciliar um volume intenso de eventos. Neste caso, é importante destacar que o clube não faz nada que é proibido pelas regras dos campeonatos e, mais do que isso, aproveita da falta de união de seus rivais que não conseguem se mobilizar para cobrar mudança.
Até por isso, no campo econômico, o consenso é inequívoco: não há discussão sobre a eficiência financeira do Allianz Parque, que segue como o melhor exemplo nacional de retorno sobre investimento em infraestrutura esportiva.
Ao completar 11 anos, o estádio reafirma seu papel como motor econômico, turístico e cultural de São Paulo e como referência global de gestão. Entre os novos estádios do país, nenhum outro apresentou relação tão clara entre custo, benefício e capacidade de gerar valor quanto o Allianz Parque.



