EMPRESAS

China retoma exportação de chips da Nexperia e pede à UE avanços


(Bloomberg) — A China confirmou neste domingo (9) que tomou medidas para isentar as exportações de chips da Nexperia destinadas ao uso civil que estejam em conformidade, ao mesmo tempo em que instou o lado europeu a avançar na resolução do conflito que ameaça interromper a produção global de automóveis.

“A China tomou medidas práticas para isentar as exportações em conformidade para uso civil”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio em comunicado no domingo, em resposta à publicação do chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, na rede X, indicando que a China concordou em retomar o envio de chips para a Europa. “Recebemos com satisfação que o lado europeu continue exercendo sua influência e instamos o lado holandês a corrigir suas práticas equivocadas o mais rápido possível.”

A retomada das exportações pode abrir caminho para que os Países Baixos levantem os controles governamentais impostos à Nexperia, sediada na Holanda e pertencente à fabricante chinesa de equipamentos de comunicação Wingtech Technology Co., com sede em Zhejiang. A China retaliou restringindo as exportações de componentes da unidade chinesa da Nexperia, que representava cerca de metade dos volumes pré-crise.

Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!

A pressão sobre os Países Baixos para resolver a crise tem aumentado, já que montadoras como a Volkswagen AG alertaram sobre o impacto da escassez global de chips. A Honda Motor Co. recentemente reduziu sua previsão anual de lucro após suspender a produção em várias fábricas.

O último desenvolvimento ocorre após consultas recentes entre autoridades holandesas e chinesas, com Pequim concordando em sediar as negociações na China. Em comunicado no sábado, o Ministério do Comércio da China instou os Países Baixos a tomar medidas concretas para proteger os direitos das empresas chinesas.

© 2025 Bloomberg L.P.



Fonte Link

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo